Fuga das Galinhas é o blog onde sustentabilidade e bem-estar animal se encontram com bom humor. Aqui, você vai encontrar dicas práticas, histórias divertidas e reflexões leves sobre como cuidar do planeta e dos animais, sem complicação ou sermão. Bora fugir da rotina e pensar mais verde? 🌱🐔

Pesquise por Categoria

Castração canina seus benefícios, riscos e quando realizar conheça as técnicas atuais em 2024.

Cirurgia-de-castração

Castração canina seus benefícios, riscos e quando realizar conheça as técnicas atuais em 2024.

Se pensarmos nas cadelas e cachorros abandonados nas ruas sem castração isso só faz crescer o aumento de animais sofrendo de abandono, fome, doenças e maus tratos na rua !! 

Castração é um ato de amor evitando todo esse sofrimento. 

Entendo como é simples evitarmos tudo isso 

Como funciona a Castração 

  • A castração é a remoção cirúrgica dos órgãos sexuais.

Com o Cão anestesiado a operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou no útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão

Qual a idade correta para castrar

Existe muita polêmica em relação a idade correta para castração, no geral não existe uma receita mas o ideal é sempre castrar antes da puberdade. (Perto de 6 meses).

Os que nascem em um meio vulnerável o quanto antes forem castrados melhor, evitando assim sua procriação.

Como funciona o procedimento de castração 

Com o cão anestesiado, a operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou o útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão.

Recomendações pré-cirúrgicas

Como qualquer procedimento cirúrgico que exige anestesia ou sedação, existem recomendações pré-cirúrgicas:

  • Realizar jejum de sólidos (alimento) de pelo menos 8h, sendo que o jejum hídrico (água) também é recomendado, mas vai variar conforme o tipo de animal, idade, intervenção cirúrgica e doenças coexistentes. 

Quanto tempo demora a cirurgia? 

Como se trata de uma cirurgia de pouco risco seu procedimento é relativamente rápido, em pouco tempo, o cão acorda completamente da anestesia e pode continuar a se recuperar em casa.

Existem dois tipos de castração com a anestesia  Inalatória ou a Geral

Cuidados Pós Cirurgia 

  • Manter o cão calmo, evitando movimentos repentinos ou saltos que possam abrir a ferida.
  • Impedir que ele lamba ou morda a incisão para evitar que os pontos sejam removidos. Além disso, a ferida pode ser infectada. Para isso, podemos usar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo em que não podemos monitorá-lo.
  • Alguns cães se sentem sufocados com o colar, contudo, é necessário e será por apenas alguns dias.
  • Dar-lhe a medicação prescrita pelo veterinário que servirá para dor e reduzir o risco de infecções.
  • Limpar a ferida conforme indicação veterinária. 
  • Ir ao retorno veterinário agendado para retirada dos pontos. 
  • Caso a ferida pareça infeccionada, ou o cão demonstre estar com dor, devemos entrar em contato com o veterinário.

É possível castrar um cachorro de graça?

Se você quer castrar um cachorro gratuitamente ou a preço reduzido, existem locais que desenvolvem campanhas de Castração e oferecem descontos significativos. 

Colocar campanhas aqui de castração Acessível !!! 

Cão castrado muda de comportamento?

Sim, um dos objetivos da castração é esse: alterar alguns tipos de comportamento. Tanto a Fêmea como o macho ficam mais tranquilos e dóceis, os machos deixam de demarcar territórios castrados antes de 1 ano.

Vantagens 

Após a castração, o cachorro tende a ficar mais calmo, menos ativo, menos eufórico e menos agressivo. O nível de destruição também diminui, pois ele fica mais calmo, brincando menos e menos ativo. Isso não significa que o cachorro ficará apático, muito pelo contrário! Ele ficará mais saudável, pois não terá o comportamento agressivo e territorialista, evitando fugas e brigas com outros cães

Cachorros castrados nos primeiros dois anos de vida costumam apresentar maiores mudanças de comportamento quando comparados com cães mais idosos.

Desvantagens:

Aumento de peso: uma das grandes desvantagens da castração é o aumento de peso. Não são todos os casos e quanto mais jovem eles são castrados menos isso influencia, mas com a eliminação do estímulo hormonal, o animal tende a ficar mais quieto e sedentário, além de sentir mais fome, o que resulta em obesidade. O controle do peso deverá ser realizado com a ingestão adequada de alimentos e com exercícios físicos, e nem todos os 

    Incontinência urinária: as cadelas castradas muito jovens podem     desenvolver incontinência urinária, o que pode ser reversível com o passar do tempo.

Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?

A mudança de comportamento no cachorro castrado pode demorar alguns meses, pois a quantidade de hormônio produzida diminui, mas seu efeito pode durar por algum tempo. No entanto, dentro de alguns dias, já é possível ver alguma diferença no comportamento. Lembrando que a castração não funciona como mágica para os problemas de marcação de território. Alguns cães continuarão a urinar em alguns cantos da casa. Isso tudo vai depender da idade na qual o cachorro foi submetido à castração. Cachorros castrados nos primeiros dois anos de vida costumam apresentar maiores mudanças de comportamento quando comparados com cães mais idosos.

Benefícios de castrar para o seu cachorro ou cadela:

  • Está comprovado que os animais castrados têm uma expectativa de vida maior.
  • Irá diminuir e inclusive eliminar comportamentos agressivos que podem causar-lhes problemas por brigas com outros machos ou fêmeas.
  • Evitam-se muitas doenças, pois também está comprovado que os cachorros não castrados correm um alto risco de contrair doenças muito graves que podem causar sua morte.
  • Para as fêmeas existe um grande benefício ao serem castradas, além de evitar a gravidez, reduz bastante a probabilidade de câncer mamário, do colo do útero e de ovários, inclusive de contrair infecções de útero. Se este procedimento não for feito em uma idade jovem, estes riscos também ficam reduzidos, mas quanto mais jovem for a cadela mais percentagem conseguimos reduzir estes riscos.
  • Nos machos a castração diminui o câncer de testículos e de próstata. Acontece o mesmo que referimos com as fêmeas, quanto mais jovens mais se diminui o risco.
  • Nas fêmeas evita-se a gravidez psicológica, pois quando sofrem dela passam mal tanto fisicamente como psicologicamente e é um processo longo de resolver.
  • Evita-se o comportamento que ocorre tanto no macho como na fêmea seu forte instinto por se reproduzir, os leva a fugir de casa 
  • Um só macho pode engravidar várias fêmeas num só dia.

Benefício Para a sociedade, os seres vivos e o nosso planeta:

  • Castrando o nosso cachorro ou cadela estamos evitando que nasçam ninhadas indesejadas e, por isso, que mais cachorros acabam abandonados.
  • Dá a oportunidade a um animal abandonado de conseguir uma casa.
  • Evita o sacrifício desnecessário de centenas de milhares de cachorrinhos por falta de uma casa e de donos que cuidem deles. Devemos ser conscientes de que apenas uma cadela e a sua primeira ninhada sem castrar ou esterilizar podem procriar, por exemplo em um período de 6 anos, e trazer ao mundo 67000 cachorrinhos.
  • A castração é a única via real para reduzir o número de animais abandonados.

Mais Artigos

Rolar para cima